30/01 a 02/02 de 2024 | espírito santo, Brasil

?

Grandes nomes da arquitetura brasileira e mundial fizeram parte do segundo dia da Vitoria Stone Fair

Em parceria com a Casa Vogue e It’s Natural, expoentes da área de design, decoração, arquitetura e arte debateram os assuntos mais pertinentes e urgentes para o setor de rochas ornamentais, como tecnologia, arquitetura, aplicação de materiais, conservação e sustentabilidade.

O ciclo de palestras foi mediado pelo editor-chefe da Casa Vogue, Guilherme Amorozo. Ele destacou a importância deste espaço de diálogo na Vitoria Stone Fair para aproximar arquitetos e designers do universo de possibilidades que as rochas naturais oferecem. 

“A nossa intenção é também chamar a atenção dos empresários do setor, as mineradoras e todos os extratores de rocha para a importância do trabalho do design e da arquitetura como forma de trazer mais valor para essa matéria prima”, completou. 

A preservação ambiental tem sido um dos temas constantes na Vitoria Stone Fair. Na primeira palestra, que contou com a participação do engenheiro agrônomo e curador botânico do Inhotim, Juliano Borin, e do engenheiro ambiental da Magban Mármores e Granitos, Jaime Lopes, foi discutido a necessidade em tornar a exploração das pedras naturais mais sustentável. 

“Cuidar dos impactos ambientais é um caminho sem volta se aplicado desde cedo na vida das pessoas. Por isso tem sido importante o investimento das empresas em ações que levem a consciência socioambiental para a base da sociedade”, afirmou Lopes. 

A Casa Vogue também trouxe a representante do Studio Edelkoort no Brasil, Lili Tedde, que  falou sobre como estudar tendências na indústria da moda e como é possível adaptar essas pesquisas ao setor de rochas. Ela destacou que as tendências nada mais são do que a tradução das carências e anseios da sociedade. Nesse sentido, a busca pela ancestralidade é o está em alta. 

 

 

“No contexto da arquitetura, essa busca pode ser encontrada nas rochas ornamentais, que são capazes de compor ambientes mais aquecidos e receptivos”, completou Lili Tedde.

Ainda dentro do parceria com a Casa Vogue, a embaixadora da Vitoria Stone Fair, Vivian Coser, participou do painel “Sobre pedra e arquitetura: do projeto à construção”, junto com o Engenheiro Especificador e CEO da DGG Stones, Paulo Giafarov; a arquiteta e urbanista especialista em BIM e vice-presidente da Asbea BR, Miriam Addor; e o gerente comercial da Santo Antônio Stones, Rodrigo Toledo.

Vivian defendeu o benefício do uso de rochas ornamentais nos projetos arquitetônicos. Segundo ela, o contato com a natureza por meio das pedras naturais é capaz de oferecer uma qualidade de vida melhor, pois aumenta a produtividade e beneficia a saúde das pessoas. Ainda de acordo com Vivian, priorizar as rochas ornamentais é zelar por ambientes mais sustentáveis. “A rocha é um material com um longo ciclo de vida.  Todas as construções maravilhosas do mundo foram construídas a partir das pedras naturais e estão aí até hoje. Optar pelas rochas ornamentais é não pensar a curto prazo, mas sim a longo prazo”, acrescentou.

 

Com o apoio do projeto It’s Natural, a última palestra do dia contou com a participação de Samuele Sordi, arquiteto chefe da sede em Miami do renomado escritório italiano Pininfarina, responsável por assinar o design de diversos modelos da Ferrari, Maserati e Rolls-Royce. Com o tema “Arte, beleza e performance”, Sordi ofereceu um panorama dos designs desenvolvidos pelo escritório ao redor do mundo que prezam pela beleza, modernidade, exclusividade e inovação. 

Samuele destacou a importância de ter uma identidade bem definida para o reconhecimento da marca e dos projetos. “Essa consolidação se torna menos complicada quando os valores são bem definidos e a sabe-se trabalhar bem como os materiais disponíveis”.

A Arena Stone Summit é o ambiente criado para trazer toda essa conexão. Flávia Milaneze, CEO da Milanez Milaneze, destaca a importância de uma programação que aborde temas importantes para o mercado. “Para além das novidades em rochas ornamentais e possibilidades de fechamento de negócios, queremos oferecer aos participantes uma imersão e aprofundamento no conhecimento da área para que a Vitoria Stone Fair seja uma experiência completa”, ressalta. 

As informações completas sobre a programação dos próximos dias estão disponíveis no site do evento. A Vitoria Stone Fair é uma realização da Milanez & Milaneze, promovido pelo Sindirochas e Cetemag e apoio do Centrorochas, com patrocínio do Bandes, Sicoob, Sesi Senai, CREA-ES e Caixa. 

 

SERVIÇO:

Vitoria Stone Fair 2023

Data: de 07 a 10 de fevereiro

Horário: de terça a quinta-feira – 10h às 18h | sexta-feira – 10h às 16h

Credenciamento: https://vitoriastonefair.com.br/

Obs: evento voltado exclusivamente para profissionais do setor de rochas e da construção, incluindo arquitetos e designers.

english

portugues

A Feira

Visitar

Expor

Programação

Notícias