30/01 a 02/02 de 2024 | espírito santo, Brasil

?

Grandes obras de arquitetura contemporânea exibem rochas brasileiras

Bastante valorizadas e exportadas para outros países, as pedras naturais brasileiras estão presentes em grandes obras de arquitetura contemporânea, como os aeroportos de Dubai e de Abu Dhabi; o Banco da China, em Shangai; a Opera Quay, na Austrália; e o World Trade Center, em Hong Kong, conquistando o mundo com suas cores, texturas, padrões e qualidade de acabamento.

Até em países que são referência mundial no setor de rochas ornamentais, como a Itália, que é um grande produtor, importador, consumidor, beneficiador e exportador desse material, há construções com pedras brasileiras. Em Milão, por exemplo, é possível admirar a UniCredit Tower, sede do UniCredit, atualmente o maior banco da Itália, além de um dos maiores conglomerados bancários da Europa. O arranha-céu possui 231 metros e conta com o granito Green Savana, da Brasigran.

No Leste Europeu, a Rússia e a Hungria são mercados importadores emergentes. E é na Polônia que temos o Shopping VITKAC, um dos centros comerciais mais luxuosos, com andares dedicados às coleções de moda de grandes marcas renomadas. O edifício tem a fachada e o interior todo revestido com o Matrix, da SuperClássico.

Em Dubai, sinônimo de luxo e modernidade, o aeroporto internacional mostra a grandiosidade e a beleza do país. Com a função de servir a maior cidade dos Emirados Árabes Unidos, o aeroporto possui o granito Itaúnas, da Brasigran. Já o Aeroporto Internacional de Atlanta, que é considerado um dos mais movimentados do mundo, conta com a resistência e beleza do piso em granito Santa Cecília.

No país

No Brasil, as pedras também estão em grandes construções. No Museu do Amanhã, ponto turístico localizado no Rio de Janeiro, foi utilizado o granito Bege Ipanema, da Cajugram. O Santuário Nossa Senhora Aparecida do Norte, no interior do estado de São Paulo, que recebe fiéis do mundo todo, tem o piso central revestido pelo granito Branco Ceará, da Ceará Stone. A FG One Tower, um arranha-céu localizado em Balneário Camboriú, Santa Catarina, também utilizou em seu projeto decorado o quartzito Gabana, da Santo Antônio Stone.

“São mais de 1.200 diversidades de pedras no Brasil, das mais variadas cores e com desenhos únicos e características exclusivas que deixam os projetos mais belos e sustentáveis, permitindo a criação de ambientes perfeitos”, comentou a arquiteta, urbanista e designer de interiores Vivian Coser.

E quem deseja apreciar de perto essa riqueza em tipos de pedras naturais em um só lugar, já pode reservar os dias 30 de janeiro a 2 de fevereiro na agenda, quando acontece a Vitória Stone Fair 2024. O evento vai reunir, no Pavilhão de Carapina, na Serra, cerca de 250 marcas expositoras, atraindo um público de mais de 15 mil pessoas, com visitantes nacionais e de outros 50 países.

“A Vitória Stone Fair é uma fonte de inspiração e cultura. É uma forma de se conhecer a riqueza de materiais do Brasil, a diversidade de cores e texturas”, ressaltou Vivian.

O evento reúne grandes empresas de extração e beneficiamento de pedras naturais, equipamentos, máquinas, insumos e tecnologias. Além disso, a feira também é uma oportunidade para realizar negócios, avaliar produtos e serviços, trabalhar ferramentas de marketing, ampliar ações e lançamentos, fortalecer parcerias e prospectar novos mercados.

A feira já está com credenciamento aberto exclusivamente pelo link https://vitoriastonefair.com.br. Organizada há mais de 20 anos pela Milanez & Milaneze — empresa que integra o Grupo VeronaFiere —, é promovida pelo Sindirochas e Cetemag e conta com o apoio do Centrorochas e patrocínio do Sicoob.

Vale ressaltar que o Brasil é o quarto produtor mundial de rochas ornamentais, sendo o maior fora do continente asiático, e está em 5º lugar em número de exportações. Já o Espírito Santo é o maior exportador e principal produtor do país, com 81,67% das exportações em valor e volume. Apresenta ainda o maior número de empresas do segmento.

 

“A Vitória Stone Fair é uma referência no mercado internacional e uma das maiores ferramentas de posicionamento estratégico do setor. A cada edição, reforça sua vocação em fomentar negócios, ser fonte de conteúdo técnico e geração de conexões entre os principais atores do setor. Então é uma excelente oportunidade para a pedra natural brasileira conquistar novos mercados”, ressaltou Flávia Milaneze, CEO da Milanez & Milaneze.

 

Sobre a Vitória Stone Fair

Participação global: com cerca de 250 marcas expositoras confirmadas, a feira contará com visitantes de mais de 50 países, destacando-se EUA, China, Itália e México.

 

Projeção: a organização da feira tem a expectativa de receber mais de 15 mil visitantes durante os quatro dias do evento, constituindo uma audiência diversificada de compradores, arquitetos, designers e profissionais da construção.

 

Movimentação financeira: a expectativa para a Vitória Stone Fair 2024 é de movimentar cerca de US$ 200 milhões (R$ 1 bilhão) em negócios.

 

Diversidade do setor: com cerca de 60% dos expositores focados em pedras naturais, e os outros 40% representando máquinas, insumos, equipamentos e serviços, a feira abrange toda a cadeia produtiva do setor.

 

Impacto na economia: além do cenário de negócios, a Vitória Stone Fair é um catalisador econômico, gerando oportunidades em diversas áreas, incluindo turismo de negócios, hotelaria, transporte e gastronomia.

 

Contexto setorial: o Brasil é o quarto maior produtor de rochas ornamentais do mundo, sendo o maior fora do continente asiático, e o 5º maior exportador. A indústria brasileira de rochas ornamentais é composta por 12.200 empresas, 6.600 enquadradas na indústria de transformação e 5.600 na indústria extrativa. Já o Espírito Santo é o maior exportador e principal produtor do Brasil, com 81,67% das exportações do país em valor e volume. Apresenta ainda o maior número de empresas do segmento.

 

Anote!

Evento: Vitória Stone Fair 2024

Data: de 30 de janeiro a 2 de fevereiro de 2024

Horário: de terça a quinta-feira, das 10h às 19h, na sexta-feira, das 10h às 16h

Local: Pavilhão de Carapina, Serra, Espírito Santo

Organização: a Vitória Stone Fair é uma realização da Milanez & Milaneze, com promoção do Sindirochas e Cetemag e com apoio do Centrorochas

Credenciamento: evento voltado exclusivamente para profissionais do setor de rochas e da construção, incluindo arquitetos e designers. O credenciamento já está aberto e deve ser feito previamente através do link https://vitoriastonefair.com.br. Não haverá credenciamento no local.

english

portugues

A Feira

Visitar

Expor

Programação

Notícias