30/01 a 02/02 de 2024 | espírito santo, Brasil

?

Espírito Santo recebe, a partir da próxima terça, compradores de diversos países e se torna um dos melhores ambientes para realização de negócios

Com cerca de duas mil empresas, o setor de rochas ornamentais do Espírito Santo é protagonista nos mercados nacional e internacional, respondendo por 82% das exportações do país em valor e volume. Esse ambiente, já bastante propício à realização de negócios, ficará ainda mais movimentado nos próximos dias, quando são esperados compradores da Coreia do Sul, Colômbia, Lituânia, Polônia, México, Índia, Emirados Árabes, Turquia, Israel e até mesmo da Mauritânia.

É que na próxima terça-feira, dia 30, começa a Vitória Stone Fair 2024, que acontece até sexta-feira (2), no Pavilhão de Carapina, na Serra, e promete atrair cerca de 15 mil pessoas, de todo o Brasil e de mais de 50 países, movimentando R$ 1 bilhão em negócios.

Para este ano, já está confirmada também, pela primeira vez, a participação do Irã no evento, onde quatro empresas vão expor suas pedras naturais. E um pavilhão da China, com empresas dos segmentos de pedras, blocos, insumos e máquinas.

Neste cenário favorável, há uma grande expectativa para esta edição, que conta com uma série de ações e soluções para ampliar as conexões entre expositores e compradores. Uma delas é que, por meio do It’s Natural – Brazilian Natural Stone – programa de incentivo às exportações desenvolvido pelo Centrorochas em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) –, serão trazidos ao Estado cinco jornalistas e 10 compradores de mercados como Itália, Estados Unidos e Hungria.

Este espaço servirá como palco para os encontros de negócios entre compradores do exterior e as empresas brasileiras inscritas na iniciativa. Durante o evento, estão programadas reuniões de 30 minutos cada, como parte da Rodada de Negócios. Essa dinâmica proporcionará às empresas selecionadas a oportunidade de estabelecer relações comerciais com potenciais clientes oriundos de países como Coreia do Sul, Colômbia, Peru, Turquia e Vietnã.

“Em agosto de 2023, em uma ação semelhante dentro do programa Exporta Mais Brasil, da ApexBrasil, realizada com o apoio do Centrorochas durante a Cachoeiro Stone Fair, testemunhamos um sucesso extraordinário. Nove compradores internacionais participaram ativamente dessa iniciativa e foram fechados negócios no valor expressivo de mais de R$ 15 milhões. Foi um marco significativo para o setor, pois no período, foram promovidas mais de 150 reuniões entre esses compradores e 24 empresas de rochas”, detalhou Tales Machado, presidente do Centrorochas.

Durante a estada de uma semana, os convidados participarão de uma imersão no setor de pedras naturais. A jornada incluirá visita a uma pedreira, proporcionando um entendimento detalhado do processo de extração de materiais. Além disso, eles terão a oportunidade de compreender o processo de beneficiamento, explorando a tecnologia utilizada e a evolução do setor em termos de sustentabilidade, por meio de visitas a indústrias situadas em Vitória e Cachoeiro de Itapemirim.

“Esperamos encontrar mais fornecedores no mercado brasileiro, de corte sob medida, de placas, ladrilhos e mosaicos. Visitar a feira será a melhor oportunidade para isso. Seria ótimo também ter a oportunidade de visitar uma ou duas pedreiras no Bra Ju sil”, comentou Ismael Garcia, da empresa Miller Druck, de Nova Iorque.

CEO da Milanez & Milaneze, empresa que organiza há mais de 20 anos o evento, Flávia Milaneze reforça que a Vitória Stone Fair é um ambiente de negócios que abrange toda a cadeia do setor e fornece a oportunidade de relacionamento direto com quem decide. “Alguns negócios começam a ser fechados até mesmo antes do início da feira, outros são feitos durante o evento e alguns prosseguem sendo fechados até alguns meses depois. É que a Vitória Stone Fair dá acesso à inovação e à tecnologia em primeira mão e à inteligência de mercado em tempo real”.

O sucesso da feira se reflete ainda nas oportunidades geradas para a economia tanto do setor de pedras naturais, quanto dos negócios e serviços da região. Com efeito multiplicador, ela impacta de forma positiva no turismo de negócios, hotelaria, transporte, gastronomia, entre outros, gerando empregos e renda.

No quesito capacitação, haverá trocas de experiências e palestras voltadas para compradores, arquitetos, designers e profissionais do mercado da construção, em espaços como o Stone Summit, realizado em parceria com a Casa Vogue, referência em identificar e apontar tendências nacionais e internacionais de decoração, arquitetura, design e arte.

“Para o setor de rochas ornamentais, estima-se que 2024 será um ano de desafios e oportunidades. A diferença entre sucesso e insucesso dependerá de foco, profissionalismo e cooperação. E a Vitória Stone Fair vem justamente para movimentar o segmento, para estreitar relacionamentos, promover trocas comerciais, para capacitar os profissionais e ditar as próximas tendências”, ressaltou o presidente do Sindirochas, Ed Martins.

O evento já está com credenciamento aberto exclusivamente pelo link https://vitoriastonefair.com.br.

 

Anote!

 Evento: Vitória Stone Fair 2024

Data: de 30 de janeiro a 2 de fevereiro de 2024

Horário: de terça a quinta-feira, das 10h às 19h, na sexta-feira, das 10h às 16h

Local: Pavilhão de Carapina, Serra, Espírito Santo

Organização: a Vitória Stone Fair é uma realização da Milanez & Milaneze, com promoção do Sindirochas, Cetemag e Centrorochas. O evento tem patrocínio do Sicoob 35 anos, FINDES SESI SENAI, Caixa Econômica Federal e Governo Federal, Banestes, Banco BS2, Prefeitura de Vitória, Bandes e CREA-ES e apoio do It’s Natural, Rede Vitória, Apex Partners e Folha Business, Futura, SEBRAE, Grupo Coroa, Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim e Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional do Governo do Estado do Espírito Santo.

 

Números da Vitória Stone Fair 2024

Estandes: cerca de 250 marcas expositoras

Segmentos: 60% expositores de pedras e 40% de máquinas, insumos, equipamentos e serviços

 Expositores: do Brasil e de diversos países

 

Principais dados do setor

Contexto setorial: o Brasil é o quarto maior produtor de rochas ornamentais do mundo, sendo o maior fora do continente asiático, e o 5º maior exportador. A indústria brasileira de rochas ornamentais é composta por 12.200 empresas, 6.600 enquadradas na indústria de transformação e 5.600 na indústria extrativa. Já o Espírito Santo é o maior exportador e principal produtor do Brasil, com 81,67% das exportações do país em valor e volume. Apresenta ainda o maior número de empresas do segmento.

english

portugues

A Feira

Visitar

Expor

Programação

Notícias