30/01 a 02/02 de 2024 | espírito santo, Brasil

?

Empresas lançam pedras naturais e produtos exclusivos na Vitória Stone Fair

Abrindo o calendário mundial de eventos para o setor de pedras naturais, a Vitória Stone Fair vai reunir, de 30 de janeiro a 2 de fevereiro, no Pavilhão de Carapina, na Serra, diversas novidades em máquinas, insumos e pedras naturais, com previsão de movimentar mais de R$ 1 bilhão em negócios nos quatro dias da feira, que tem estimativa de atrair cerca de 15 mil visitantes de vários países.
Um dos lançamentos tem inspiração no famoso pintor holandês Vincent Van Gogh. É o Vincent Black, da Pedra do Frade Export, um granito preto, com desenhos marcantes e vivos na cor branca, criando uma composição atemporal que promete surpreender o mercado, aliando beleza, qualidade, durabilidade e resistência.
“Na Vitória Stone Fair, vamos apresentar com entusiasmo o Vincent Black, nossa grande aposta para o ano de 2024. Esse material é extraído das majestosas montanhas capixabas, localizadas no município de Rio Novo do Sul. O nome Vincent é uma homenagem ao renomado artista Vincent Van Gogh, cujo estilo artístico se caracterizava pelo uso de cores vibrantes e pinceladas marcantes, refletindo precisamente as características do produto, consolidando-se como uma escolha excepcional”, contou Saimon Fiorio, CEO da Pedra do Frade Export.
Essa mesma pedreira promete surpreender os visitantes com o Natura, um quartzo, com quartzito e fuchsita, que apresenta uma transição única de cores entre verdes e brancos, avaliado em mais de R$ 500 mil o bloco de 30 toneladas.
“O Natura é nosso material exclusivo, extraído da Serra da Carnaíba, na Bahia, região famosa pela maior produção de esmeraldas do Brasil. Esse produto exibe uma elegância, sofisticação e singularidade ímpares”, adiantou Saimon.
Falando em quartzito, um efeito não desejado para o material é o molhado. Atenta a isso, a Tenax do Brasil leva para a feira um novo produto. É o Invisible Guard, um impermeabilizante a ser aplicado ainda na chapa bruta.
“Ele é inovador. Normalmente, esse tipo de produto precisa de enxágue após a aplicação. Mas este lançamento não. É só passar, esperar 24 horas e já pode aplicar a resina por cima. O Invisible Guard veio para reduzir o efeito molhado, protegendo a superfície ao máximo durante o processo produtivo”, explicou Luciana Barreto Araújo Calatrone, agente comercial e coordenadora comercial da Tenax do Brasil.
Além do Invisible Guard, a empresa também vai lançar os Sistemas Blacks, que são indicados para granitos pretos que possuem manchas e marcas mais claras. “Esse produto tem como objetivo homogeneizar a cor do material, garantindo alta tonalidade e excelência de cobertura dessas manchas e imperfeições durante muito tempo”, ressaltou Luciana.
A aposta da Evo Mineração, localizada na Bahia, é o Mármore Evo Black Absoluto, um material novo, que o mercado ainda não conhece. Já a Rogran, com sede em Castelo, aposta na beleza do Maori para impressionar os visitantes. Serão instalados dois blocos de aproximadamente 27 toneladas cada na entrada do evento. O Maori é um granito preto com feldspatos brancos, considerado exótico, e que vem chamando muita atenção na sala de embarque do aeroporto de Vitória, onde foi aplicado como piso em uma cafeteria. Esse material é 100% capixaba e está sendo muito desejado por compradores dos EUA, México, Itália e China.
Inspirado no diamante mais caro do mundo, o destaque da Santo Antonio Stones será o Crystal de Quartzo Cullinan. Composto por turmalina negra, cristais de quartzo, moscovita e outros minerais raros, ele é uma verdadeira representação de todas as riquezas minerais encontradas na exuberante paisagem natural brasileira. Segundo a empresa, o Cullinan é um cristal de quartzo translúcido com luxuosos veios escuros sobre um fundo branco puro, trazendo sofisticação natural a estilos arquitetônicos que vão do clássico ao contemporâneo.
Outros lançamentos da Santo Antonio Stones durante a Vitória Stone Fair são o granito Etna Black e o feldspato Absolute White.
Já a Stone Diamond levará para a feira diversos insumos para marmoraria e algumas novidades, como as lixas akon, lixas hexa, lixas de velcro SDK pró e discos de serra para pedras importadas com diversas medidas. “Materiais conhecidos no mercado por eficiência e qualidade em todo o Brasil”, ressaltou o vendedor Danilo Bernardes.
Presidente do Centrorochas, Tales Machado também adiantou uma novidade para esta edição da feira. A entidade trará, por meio do It’s Natural – Brazilian Natural Stone, jornalistas e compradores de mercados não tão conhecidos pelas empresas, com o intuito de cobrir essa lacuna que existe no setor brasileiro. “Sobre a vinda dos convidados internacionais, vamos oferecer uma experiência diferenciada: além de vivenciar o arranjo produtivo de rochas, eles terão a oportunidade de conhecer mais o Espírito Santo e, para isso, estamos buscando parceria com o governo estadual para oferecer uma experiência completa, além da feira”.
Para Ed Martins, presidente do Sindirochas, a Vitória Stone Fair vem justamente para movimentar o segmento, para estreitar relacionamentos, promover trocas comerciais, para capacitar os profissionais e ditar as próximas tendências. “Estima que 2024 será um ano de desafios e oportunidades. A diferença entre sucesso e insucesso dependerá de foco, profissionalismo e cooperação”.
Organizada há mais de 20 anos pela Milanez & Milaneze — empresa que integra o Grupo VeronaFiere —, a feira pretende apresentar cerca de 250 marcas expositoras. O evento reúne grandes empresas de extração e beneficiamento de pedras naturais, equipamentos, máquinas, insumos e tecnologias. Além disso, também é uma oportunidade para realizar negócios, avaliar produtos e serviços, trabalhar ferramentas de marketing, ampliar ações e lançamentos, fortalecer parcerias e prospectar novos mercados.
“A Vitória Stone Fair é uma referência no mercado internacional e uma das maiores ferramentas de posicionamento estratégico do setor. A cada edição, reforça sua vocação em fomentar negócios, ser fonte de conteúdo técnico e geração de conexões entre os principais atores do setor. Então é uma excelente oportunidade para a pedra natural brasileira conquistar novos mercados”, ressaltou Flávia Milaneze, CEO da Milanez & Milaneze.

Anote!
Evento: Vitória Stone Fair 2024
Data: de 30 de janeiro a 2 de fevereiro de 2024
Horário: de terça a quinta-feira, das 10h às 19h, na sexta-feira, das 10h às 16h
Local: Pavilhão de Carapina, Serra, Espírito Santo
Organização: a Vitória Stone Fair é uma realização da Milanez & Milaneze, com promoção do Sindirochas e Cetemag, patrocínio do Sicoob, Findes, Caixa, Governo Federal, Baneste&BS2, Prefeitura Vitória, Bandes e CREA-ES e apoio do It’ Natural, Sebrae, Coroa, Prefeitura Cachoeiro e Governo do Estado.
Credenciamento: evento voltado exclusivamente para profissionais do setor de rochas e da construção, incluindo arquitetos e designers. O credenciamento já está aberto e deve ser feito previamente através do link https://vitoriastonefair.com.br. Não haverá credenciamento no local.

Sobre a Vitória Stone Fair
Participação global: com cerca de 250 marcas expositoras confirmadas, a feira contará com visitantes de mais de 50 países, destacando-se EUA, China, Itália e México.

Projeção: a organização da feira tem a expectativa de receber mais de 15 mil visitantes durante os quatro dias do evento, constituindo uma audiência diversificada de compradores, arquitetos, designers e profissionais da construção.

Movimentação financeira: a expectativa para a Vitória Stone Fair 2024 é de movimentar cerca de US$ 200 milhões (R$ 1 bilhão) em negócios.

Diversidade do setor: com cerca de 60% dos expositores focados em pedras naturais, e os outros 40% representando máquinas, insumos, equipamentos e serviços, a feira abrange toda a cadeia produtiva do setor.

Impacto na economia: além do cenário de negócios, a Vitória Stone Fair é um catalisador econômico, gerando oportunidades em diversas áreas, incluindo turismo de negócios, hotelaria, transporte e gastronomia.

Contexto setorial: o Brasil é o quarto maior produtor de rochas ornamentais do mundo, sendo o maior fora do continente asiático, e o 5º maior exportador. A indústria brasileira de rochas ornamentais é composta por 12.200 empresas, 6.600 enquadradas na indústria de transformação e 5.600 na indústria extrativa. Já o Espírito Santo é o maior exportador e principal produtor do Brasil, com 81,67% das exportações do país em valor e volume. Apresenta ainda o maior número de empresas do segmento.

english

portugues

A Feira

Visitar

Expor

Programação

Notícias