Imprensa

  Mais notícias:

Centrorochas incentiva capacitação em mercado internacional e logística para empresários


Líder nas exportações de rochas ornamentais, o Espírito Santo abriga 28 das 30 maiores empresas exportadoras do país. Atento à atualização sobre temas do mercado internacional, o Centrorochas realizou na quinta, 14, o fórum “Logística capixaba e movimento internacional de mercadorias no setor de rochas ornamentais”. O evento aconteceu na Vitoria Stone Fair e reuniu empresários e equipes de logísticas para debater sobre movimentação de cargas, cabotagem, rotas de navegação e sobre o programa do Operador Econômico Autorizado (OEA).

 

Ciente que o comércio internacional é indispensável para a prosperidade econômica, o Brasil internalizou o programa OEA, implementado em mais de 70 países e que permite a celebração de Acordos de Reconhecimento Mútuo (ARM). Convidada para falar sobre o tema, a advogada Luciana Mattar (Mattar Vilela Advogados), destacou o programa de adesão voluntária que tem entre seus princípios a facilitação e agilidade dos processos, a confiança, a simplificação. “Ele tem entre seus objetivos prover a previsibilidade no fluxo do comércio internacional, incrementando a gestão de risco por meio de padrões que contribuam com a segurança da cadeia logística”, detalhou.

 

Atentos, a todos os detalhes, os participantes também acompanharam apresentações sobre ‘Portos’ e ‘Navegação’. O comercial da Log-in TVV, Márcio Guerzet, destacou a importância do TVV como porto genuinamente capixaba que tem como foco o mercado de contêineres e carga em geral. Representando a linha de navegação, Márcio Wanderley, apresentou a cabotagem como opção de transporte para as mercadorias com destino aos portos brasileiros e Mercosul, destacando o serviço ‘Porta a Porta’ (coleta da mercadoria no estabelecimento do embarcador, embarque marítimo e entrega no estabelecimento do recebedor).

 

O evento contou com a presença do presidente do Centrorochas, Frederico Robison, da superintendente, Alessandra Bertolani, da gerente executiva do Sindiex, Márcia Murad, do diretor-geral dos terminais da Log-in TVV, Ilson Hulle e do gerente comercial, Pedro Benevides. 





Cachoeiro Stone Fair
Stone Industry