Área Imprensa
Imprensa

Brazil conquista novos mercados através da Vitoria Stone Fair

Publicada em 28/02/2018 - 10:49

Com ações de divulgação em mais de 40 países, a maior feira de rochas da América Latina amplia a promoção das pedras naturais brasileiras pelo mundo


Conhecidas pela beleza, requinte e qualidade, as pedras naturais brasileiras seguem em alta nos mercados internacionais. Referência em produção e exportação, o Espírito Santo é responsável por mais de 70% do mercado nacional de rochas ornamentais. O estado manteve grande folga na liderança das exportações brasileiras, encerrando o ano de 2017 com mais de US$ 900 milhões comercializados. Segundo e terceiro colocados, Minas Gerais e Ceará somam pouco mais de US$ 150 milhões.

Dentre os principais destinos para as exportações brasileiras, China e Estados Unidos ocupam posição de destaque. Juntos, os dois países importaram aproximadamente US$ 58 milhões apenas em dezembro de 2017. Itália, México e Canadá completam o ranking dos maiores importadores de pedras naturais do Brasil, mas países como Turquia, Índia e Egito estão na mira de empresas e compradores brasileiros que buscam expandir cada vez mais o alcance internacional de seus produtos.

Na América Latina, o Brasil é referência em materiais e também em eventos, com a realização de duas edições anuais da Vitoria Stone Fair, maior evento do setor no continente. A feira tem buscado contribuir cada vez mais com a internacionalização da indústria de pedras naturais no Brasil, trazendo mais contatos, expositores e compradores de todos os continentes. A feira, que em 2017 contou com participantes de mais de 50 países, já iniciou suas ações de divulgação através de delegados, parceiros, projetos de negócio e participação em feiras mundiais do setor.

Em 2018, a feira de Vitória conta com um número recorde de delegados internacionais. China, Índia, Portugal, Espanha, Países Balcãs e Turquia são alguns exemplos de países que contam com representantes locais. Eles são responsáveis pelo atendimento e mediação entre a feira e os empresários do setor, facilitando a participação de novas empresas no evento.

A agenda de promoções em grandes feiras de rochas ornamentais e arquitetura também é peça chave no planejamento da Vitoria Stone Fair, que já esteve presente na edição italiana da Marmomac, realizada pelo Grupo Veronafiere. Os próximos destinos incluem eventos na Índia, China, Turquia, Rússia e Estados Unidos, países que figuram entre os players mais importantes da atualidade.

“É de extrema importância aproximar as empresas brasileiras dos compradores de mercados líderes de exportações e também dos novos mercados, a exemplo dos países do Oriente Médio e América Latina. A Vitoria Stone Fair é uma das datas mais importantes do calendário mundial do setor e uma ferramenta de grande impacto na valorização e promoção internacional das pedras naturais”, explica o diretor da Milanez & Milaneze, Alberto Piz.

Outra iniciativa do evento para movimentar a promoção do setor em novos mercados é o Projeto Buyers Club, que traz compradores mundiais de mercados estratégicos para a feira. “Em 2017 recebemos mais de 100 compradores internacionais no projeto. A expectativa para este ano é expandir o alcance do Buyers Club, tanto em mercados quanto em número de participantes”, completa Alberto Piz.

  • Informações

A Vitória Stone Fair l Marmomac Latin America acontece de 05 a 08 de junho, na Grande Vitória, no Espírito Santo. É realizada pela Milanez & Milaneze, empresa do Grupo Veronafiere, promovida pelo Sindicato das Indústrias de Rochas Ornamentais, Cal e Calcários do Estado (Sindirochas) e Centro Tecnológico do Mármore e do Granito (Cetemag). Conta com apoio da Associação Brasileira da Indústria de Rochas Ornamentais (Abirochas) e do Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas), além do Governo do Estado do Espírito Santo, Sistema Findes, Sesi-Senai e Sebrae/ES.